Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

INDIA, NOVA DELHI

 


 


        Hoje visitei o Humayun’s Mausoleum, que foi imperador, é um prédio muito grande, sua plataforma tem 12.000 m2 e a tumba tem 47 metros de altura, e suntuoso, pois foi usado muito mármore. Foi recentemente restaurado. É um exemplo da influência Persa na arquitetura Hindu. Dizem que esta construção foi precursora do famoso Tah Mahal em Agra. Está em um jardim muito bem cuidado e bonito, circundado por muralhas. Com portais muito bonitos. Nos jardins constatei a presença de muitos jovens, casais de namorados, famílias que vão ao parque para passear, e ou namorar, pois para os indianos, o ingresso custa só 10 Rupias. Mas estrangeiro paga 250 Rupias.



        Ao lado existem outras tumbas de outros nobres, não tão suntuosas como a do imperador, é claro, ele era o chefe.

        Para chegar lá pegue o metro linha purpura até a estação JLN Stadium, pode ir à pé 20 minutos, ou pagar 40 Rupias num Ritchat, movido a pedaladas.

 
 
        De lá peguei um Tuk Tuk que me levou até o Bahai Temple, também conhecido como Lotus Temple, pois sua construção tem a forma da flor de lótus. É uma casa de adoração Bahá’l, com capacidade para 2.500 pessoas. Sua superfície é de marmore branco. O edifício foi concluído em 1986 e serve como templo mãe no subcontinente indiano. Ele já ganhou inúmeros prêmios de arquitetura e tem sido destaque de centenas de artigos de jornais e revistas. É rodeado por um imenso jardim e nove lagos, muito bonito e bem cuidado, e utilizam por dia 300.000 litros de agua reciclada por eles mesmo, para manutenção dos jardins e para molhar as plantas e arvores sempre verdes. Tudo isto em um terreno de 105.000 m2. A maior parte dos fundos necessários para comprar o terreno foram doados por Ardishír Rustampúr de Hyderabad, Índia, que deu suas economias de uma vida inteira para este propósito, em 1953. Como em outros templos, tem que tirar os sapatos para entrar no templo. E dentro do templo não pode tirar fotos. Não deixem de visitar é um templo único no mundo, nunca ví nada igual. Vale a pena, e o melhor de tudo é que não cobram ingresso.

        Em seguida fomos ao India’s Gate, é uma construção semelhante ao Arco do Triunfo em Paris, com 47 metros de altura, está situada em um enorme parque com jardins lindos e bem conservado. é um monumento nacional. Homenageia os soldados mortos durante a Primeira Guerra Mundial e Guerras anglo-afegãs de 1919. Chamado inicialmente Memorial de Todas as Guerras Indianas, foi construído pelo arquiteto Edwin Lutyens. Os nomes destes soldados, 85 000 no total, estão inscritos nas paredes do monumento.

        A construção da Porta da Índia, de um estilo claramente colonial, começou em 1921 e terminou em 1931.Desde 1971 que se encontra sob o monumento um túmulo do soldado desconhecido com uma chama eterna, conhecida como Amar Jawan Jyoti, dedicada a honrar os soldados desconhecidos mortos nos confrontos entre Índia e Paquistão que tiveram lugar nesse mesmo ano.


        Na mesma avenida encontra-se a casa do presidente, próxima do Parlamento. Apesar de recente a construção manteve o estilo britânico.


        A presença cristã na cidade é pequena, como se vê esta é St James Church em Nova Delhi, e na Old City encontrei uma Igreja Batista e a St Mary’s Church, que não pude fotografar, pois abria os portões somente no domingo.

        Lakshimi Narayan Temple, conhecido como Birla Mandir, foi construído em 1938 pelo industrial B.D. Birla, e foi o principal local de trabalho de Mahatma Ghandi, que o inaugurou. É uma perfeita combinação no uso do mármore branco e o arenito vermelho.


        O templo é uma homenagem ao deus Vishnu, protetor do universo e um dos mais importantes de toda a mitologia hindu, mas é Krishna, a oitava das suas dez encarnações, que assume o papel principal uma vez por ano. O festival Janmashtami, destinado a celebrar o seu aniversário, é uma das maiores atrações do Laxmi Narayan.

        Não se permite tirar fotos dentro do templo.


        Gurudwara Bangla Sahib, é um enorme templo, branco com um cúpula dourada, é a mais importante casa de culto Sikhi de Nova Delhi, situa-se perto do Connaught Place.

        No interior do templo, foi usado muito ouro na decoração.

        Nos jardins internos do templo existe uma espécie de  lagoa  conhecida como o “Sarovar”, cuja água é considerada santa e com poderes milagrosos de cura.

        No Langar Hall são servidas por dia 10.000 refeições para a população pobre, não necessariamente Sikhi, pessoas de qualquer religião. É uma importante e nobre causa para diminuir a fome da população menos privilegiada. Eu fiquei sensibilizado e fiz um donativo.

        A cozinha e os utensílios são enormes, e os alimentos são preparados por voluntários.

        Para entrar no templo, além de tirar o sapato e meias, tem que cobrir o cabelo, lavar as mãos e os pés.


        Em seguida fui ao Jantar Mantar, construído em 1724, foi feito de arenito vermelho, e era usado como observatório astronômico. Um deles marca a hora pela sombra do sol. É muito perto da estação central do metro, a Rajiv Chowk. O ingresso custa 100 Rúpias.

4 comentários:

  1. 10 Para 250 rupias é muita diferença. !!! Cuitado do turista gringo. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ray, não se esqueça que 250 Rupias é igual a R$ 13,75 ou US 4. Creio que esta diferença seja para que a população local tenha acesso à cultura, conhecendo sua história.
      abraços

      Excluir
  2. 10 MIL REFEICOES POR DIA. IMPRESSIONANTE!!

    ResponderExcluir
  3. comida muito boa, come pobre e rico, é só entrar, sentar e comer. Grande obra humanitária. Eliminando a fome de um povo sofrido.

    ResponderExcluir